jump to navigation

O idoso 30 - maio - 2007

Posted by Marcos Reis in Citações, Curiosidades, O homem e Deus, Política.
trackback

.

Gandalf
תפארת בחורים כחם והדר זקנים שׁיבה Pv 20:29

“De cultura para cultura em épocas diferentes no tratamento ao idoso existem variações. Segundo Fustinoni e Passanante (1980), nas sociedades primitivas, alguns povos acreditavam na reencarnação após a morte, onde o espírito ocupava o lugar de outra pessoa. Devido a esta crença, matavam os velhos antes que sofressem os declínios da velhice. Outras comunidades como as do sul do Sudão procediam com a maior crueldade em relação aos idosos, enterrando-os vivos, quando se apresentavam debilitados. Os povos Yacutas, habitantes do nordeste da Sibéria, que levavam, uma vida seminômade, educavam seus filhos para não terem compaixão dos idosos, orientando-os a expulsá-los de suas casas, privá-los de alimentos e, inclusive, submetê-los a castigos corporais e trabalhos penosos até a morte. As sociedades primitivas de várias regiões e culturas apresentavam, em sua maioria, condutas eliminatórias diante de seus velhos.

A China milenar foi um exemplo de civilização que proporcionou às pessoas de idade avançada uma situação privilegiada. A própria constituição social deste povo, baseada na organização familiar e patriarcal, favoreceu esse comportamento, sustentando o princípio de que toda família devia obediência ao homem de mais idade. Essa postura também se dava pela posição religiosa e filosófica que era atribuída ao velho, considerando-o possuidor de sabedoria.

Conforme o último senso do IBGE o crescimento da população brasileira é de 2,5% ao ano, enquanto a taxa de idosos aumenta 5%. Em 20 anos ocuparemos o 6º lugar mundial em número de pessoas mais velhas, quando a taxa será de aproximadamente 15%. Em 1950 havia duas crianças com menos de 5 anos para cada idoso com mais de 60 anos; em 2025 esta proporção será exatamente ao contrário.”

Fonte: Terceira idade e atividade física – Prof. Esp. Juarez Antonio Stürmer
Centro Universitário Feevale – NH
Mestrando em Ciências Aplicada a Atividade Física e Desporto
Universidade de Córdoba – Espanha
juarezs@feevale.br

Anúncios

Comentários»

1. Dini - 2 - junho - 2007

cara, eu amo os velhinhos…e o Gandalf é o melhor exemplo deles! hehee

aquele abrazzo!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: