jump to navigation

E agora? Quem poderá nos defender? 21 - maio - 2008

Posted by Marcos Reis in Autoria própria, Citações, Opinião, Política.
trackback

 Superman Brasileiro

“Não se dialoga com pau-de-arara e choque elétrico. Eu tinha 19 anos, fiquei três anos na cadeia e fui barbaramente torturada. Qualquer pessoa que ousar dizer a verdade aos seus interrogadores entrega pessoas para serem mortas. Eu me orgulho muito de ter mentido. Porque mentir na tortura não é facil. Qualquer comparação entre a ditadura e a democracia só pode partir de quem não dá valor a democracia brasileira” – Dilma Rousseff, ministra-chefe da Casa Civil, em resposta à tentativa de Agripino Maia (DEM – RN) de constranger e fragilizar a ministra citando a reportangem em que a ela diz que “mentia feito doido, mentia muito” durante as torturas na época do regime militar.

Uma mulher forte, com certeza, pode-se dizer até heroína pelo que passou durante a ditadura. E uma ótima resposta, a uma pergunta infeliz.

O problema é que o povo brasileiro espera demais de pessoas assim e superestima seus feitos. Quando surge algum bravo o povo cruza os braços e espera que os problemas sumam expontaneamente. E muitos são os eleitos em cima de um discurso heróico, de promessas milagrosas, mas não serão eles os responsáveis por mudar o país.

O povo brasileiro gosta de escolher heróis de campanha como líderes, porém acaba sempre governado por pessoas comuns e continua desapontado com a situação que não muda. Culpa o governo por tudo, mas mantem os braços cruzados. É sempre assim, é histórico, desde D. Pedro I, que não foi votado, mas foi aclamado como herói absoluto até pouco tempo atrás.

O povo esquece seu papel na história, o papel principal, o papel de herói. Sim, o papel de herói é do povo e o dever do governo é serví-lo, fornecer os meios, as ferramentas. O povo brasileiro age como um Batman que espera que o Alfred (seu mordomo) embarque no batmóvel e saia à caça do Curinga – patético…

Obs.: Tal declaração de Dilma gera também uma reflexão sobre a “ética da mentira”, mas é um assunto amplo demais e não me animo a escrever sobre.

Anúncios

Comentários»

1. Medalhas e votos « > >) Refletor (< < - 29 - agosto - 2008

[…] vote no fulano paternalista que promete lhe dar tudo “de mão beijada”, que promete ser o herói (Leia mais sobre isso em aqui). Vote no que propõe lhe oferecer as ferramentas para que você, enquanto povo, faça a mudança! E […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: