jump to navigation

A Razão e a Paixão 3 - dezembro - 2008

Posted by Marcos Reis in Citações, Música, O homem e Deus, Shows.
trackback

razao_emocao

Domingo passado assití à 2ª seção do espetáculo “Beatles – a razão e a paixão”, apresentado pela Orquestra Municipal de Sopros e o Coral Municipal de Caxias do Sul com a participação da Cia Municipal de Dança. Para mim foi como um bálsamo para a alma doente e apertada nesse fim de ano; os artistas foram pacificadores para minha alma (conforme poema abaixo). Então gostaria de compartilhar com você o poema que serviu de inspiração para a produção do show, aí vai!

Vossa alma é freqüentemente um campo de batalha onde vossa razão e vosso juízo combatem contra vossa paixão e vosso apetite.

Pudesse eu ser o pacificador de vossa alma, transformando a discórdia e a rivalidade entre vossos elementos em união e harmonia.

Mas como poderei fazê-lo, a menos que vós próprios sejais também pacificadores, mais ainda, enamorados de todos vossos elementos?

Vossa razão e vossa paixão são o leme e as velas de vossa alma navegante.

Se vossas velas ou vosso leme se quebram, só podereis ficar derivando ou permanecer imóveis no meio do mar.

Pois a razão, reinando sozinha, restringe todo impulso; e a paixão, deixada a si, é um fogo que arde até sua própria destruição.

Portanto, que vossa alma eleve vossa razão à altura de vossa paixão, para que ela possa cantar;

E que dirija vossa paixão a passo com a razão, para que ela possa viver numa ressurreição cotidiana e, tal a fênix, renascer de suas próprias cinzas.

Gostaria que tratásseis vosso juízo e vosso apetite como trataríeis dois hóspedes amados em vossa casa.

Certamente não honraríeis a um hóspede mais do que ao outro; pois quem procura tratar melhor a um dos dois, perde o amor e a confiança de ambos.

Entre colinas, quando vos sentardes à sombra fresca dos álamos brancos, partilhando da paz e da serenidade dos campos e dos prados distantes, então que vosso coração diga em silêncio: “Deus repousa na Razão”.

E quando bramir a tempestade, e o vento poderoso sacudir a floresta, e o trovão e o relâmpago proclamarem a majestade do céu, então que vosso coração diga com temor e respeito: “Deus age na Paixão”.

E já que sois um sopro na esfera de Deus e uma folha na floresta de Deus, também devereis descansar na razão e agir na paixão.

Extraído de O Profeta – A Razão e a Paixão – Khalil Gibran (grifos do blogueiro)

Obs.: Sugiro que o espetáculo seja levado para SC, com verbas municipais. A arte irá fazer bem para os catarinenses após tamanha tragédia, além de ser um belo gesto de apoio de Caxias àquela gente.
Anúncios

Comentários»

1. Maffei - 17 - fevereiro - 2009

Cara, ainda não tinha assistido ao Espetáculo, porém ontem, tive a oportunidade. Acho que, comentário nenhum descreve a sensação das pessoas que puderam assistir. Concordaria com vc se tivesse assistido antes, realmente faria muito bem aos catarinenses…
É desse tipo de coisa que Caxias precisa, cada vez mais.

Abraço velho.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: