jump to navigation

"Judaicrente" 23 - fevereiro - 2009

Posted by Marcos Reis in Autoria própria, O homem e Deus.
trackback

   Mickey feio by Wndell Fernandes no blog Mickey Feio

O cristianismo teve origem em um contexto judaico. Por isso a cultura judaica vem influenciando a forma do cristianismo até hoje.

Porém o evangelho se torna algo muito estranho no contexto brasileiro quando saturado de formas judaicas em seu ensino e prática. Geralmente passa uma mensagem muito distante do que realmente é em sua essência. Talvez seja algo semelhante à visão que os índios americanos tinham dos missionários jesuítas na época da implantação das Reduções. A Bíblia, quando interpretada “ao-pé-da-letra”, trona-se algo monstruoso, inviável de ser praticado. Além do mais, provavelmente o “judaismo” praticado pelos crentes brasileiros é meio distorcido, “abrasileirado”. Então dá pra imaginar o tamanho da aberração que muitas pessoas buscam viver, tentando manter a paz consigo mesmas.

O evangelho deveria ser visto como boa notícia, afinal sua essência é a melhor notícia que alguém pode receber, seja qual for a cultura desse alguém. Então o evangelho é tão pouco cativante no brasil porque os “não-crentes” são muito maus? Ou porque os crentes são muito abstratos?

Brasileiros, o verdadeiro Jesus é alguém muito diferente do “jesus pirateado” que anda sendo exposto nas grandes vitrines religiosas do Brasil. Mas não desanimemos em nossa busca por Deus, pois Ele mesmo diz que se deixará ser encontrado quando o buscarmos de todo o coração. (Jeremias 29.13-14). Aculturando o versículo para o bom brasileiro, quando o buscarmos com toda nossa mente*.

* Na cultura judaica o centro da razão é o coração, enquanto que para nós ocidentais, é o cérebro. O centro das emoções, que para nós é o ‘coração’, na cultura judaica são as ‘entranhas’ (como quando sentimos aquele “friozinho na barriga”).

Anúncios

Comentários»

1. Din Fernandes - 16 - fevereiro - 2010

Bem!
O texto está óptimo, fico feliz que tenha usado meu Mickey para ilustrar seu texto. Meu Mickey é pirateado!

Marcos Reis - 16 - fevereiro - 2010

Dae kra! Legal que vc deu as caras por aqui! Teu Mickey é muito feio mesmo! hahaha!

Din Fernandes - 21 - abril - 2010

HEHE!

Essa era toda a intenção!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: