jump to navigation

Um hotel, um problema seu 4 - março - 2010

Posted by Marcos Reis in Autoria própria, Citações, Curiosidades, Igualdade social, O homem e Deus, Opinião, Política.
trackback

image Já viu esse hotel? http://bit.ly/aSnfgP

E já sabe disso? http://tinyurl.com/ybjh84y

Resumindo:

O primeiro link refere-se a um hotel em Abu Dhabi que custou US$ 3 bi e que oferece um pacote de uma semana de hospedagem  no valor de US$ 1 milhão (entre outras extravagâncias exorbitantes).

O segundo link leva a uma entrevista com Jacques Diouf¹, na qual ele afirma: para acabar com a fome no mundo bastaria um investimento anual de 44 bilhões de dólares no setor agrícola dos países pobres (gastos com irrigação, armazenamento e estradas. Também pode-se incluir investimentos em tecnologia transgênica). Ele também fala de quem é a responsabilidade:

É, antes de tudo, uma questão de tomada de consciência ao nível público, ao nível político. Porque não são os recursos que faltam. (…) Eis o problema. Ele é ético. O problema é moral. E é político. Esperemos que, agora, haja uma maior tomada de consciência – sobretudo porque houve motins em 22 países, com mortos – e porque sabemos que o problema da alimentação é, com certeza, um problema de solidariedade entre os humanos, mas é também um problema de paz e de segurança no mundo.

Assim, o hotel de Abu Dhabi não é somente um hotel luxuoso a ser admirado. Ele exemplifica um problema a ser observado: a desigualdade social.

A desigualdade social é um problema ético, moral, político (na mais ampla interpretação da palavra), o problema da falta de solidariedade, de paz e de segurança. Por isso é um problema dos cristãos. É um problema da Igreja. É um problema nosso. O problema está presente na nossa cidade, é um problema seu.

Deus nos faz sensíveis e inteligentes para perceber nossa responsabilidade como cristãos diante de tal problema, além de nos tornar criativos e nos dar as condições para agirmos agora, onde estamos. Basta estar disposto a viver o cristianismo em sua essência e integralidade.

Para ler: Mateus 5:1-20 (destacam-se os versos 5, 9, 13-16 e 20)

1 – Diretor-Geral da Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO);

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário