jump to navigation

Quiropraxia

.


Tire suas dúvidas e marque uma consulta!

Você pode visitar o consultório localizado em Caxias do Sul para tirar suas dúvidas e conhecer um pouco mais da Quiropraxia!

 

Dúvidas e agendamento pelo telefone

(54) 3021.3418

.



 

Novo blog!

Devido à grande procura de informações na internet sobre Quiropraxia e ao grande número de acessos à pagina de Quiro deste blog, criei o QuiroBlog, onde vou postar notícias, curiosidades, informações diversas para quem se interessa em saber mais sobre tratamento quiroprático.

www.quiroblog.wordpress.com
.

quiroblog.jpg

Clique no título de seu interesse:

Estudo: Quiropraxia gera uma economia de 40% em gastos com dor lombar (22/11/2010)
Estudo concluiu que a quiropraxia gera uma economia de 40% nas despesas com tratamento para dor lombar em comparação às despesas do tratamento médico.

O que esperar de uma consulta quiroprática? (28/08/2007)
Quem ainda não conhece a quiropraxia na prática, certamente tem curiosidade de saber o que acontece em uma consulta quiroprática.

Quiropraxia (20/04/07)

Algumas informações importantes sobre tratamento quiroprático.

Tratamento Quiroprático para mulheres grávidas? (23/05/07)
Como a Quiropraxia pode ajudar a gestante durante e depois da gravidez.

Quiropraxia no Pan (25/06/07)
Reprodução de trechos da matéria publicada na Zero-hora do dia 06/06/07 sobre o atendimento quiroprático que será oferecido nos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Comentários»

1. Priscila - 24 - outubro - 2007

Tenho me interessado pela formação em quiropraxia, mas não encontro essa formação na minha cidade; Recife. Gostaria de saber se alguém pode informar sobre formação/ Pós Graduação na minha cidade ou próxima. Também gostaria de saber se é exclusivo para Fisioterapeutas, visto que sou Psicóloga.

No caso de não haver essa formação por perto, gostaria de saber se o curso é oferecido em módulos, como alguns em outras áreas que trabalham módumos por mês, pois nesse momento seria impossível interromper o trabalho que realizo aqui para uma formação intermitente de 4 anos fora.

Agradeço desde já a atenção

Priscila

2. Marcos Reis - 24 - outubro - 2007

Olá Priscila!

Realmente, não há curso de graduação em Quiropraxia no Recife. Atualmente os únicos cursos no Brasil são ministrados no Rio Grande do Sul (Centro Universitário FEEVALE, Novo Hamburgo) e São Paulo (Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo). O curso de graduação em Quiropraxia é independente e completo, não havendo exigência de pré-requisitos de qualquer outra formação superior. Também não existem cursos de pós-graduação em quiropraxia no Brasil.

Para mais informações quanto à formação, sugiro que você visite os sites das instituições que atualmente oferecem o curso aprovado pelo MEC ( http://www.feevale.br e http://www.anhembi.br ) além do site da Associação Brasileira de Quiropraxia – ABQ (www.quiropraxia.org.br), que luta pela regulamentação da profissão no Brasil e representa a quiropraxia brasileira junto aos órgãos competentes internacionais.

Aproveitando o seu interesse, também indico o meu blog especializado em quiropraxia – http://www.quiroblog.wordpress.com – onde você pode encontrar informações interessantes e importantes sobre tratamento quiroprático.

Obrigado pela presença aqui no blog, espero ter contribuído para a solução de suas dúvidas!

Sandro Silva - 8 - agosto - 2010

Existe sim curso de especialização em quiropraxia e reconhecido pelo crefito, para maiores informações consulte:http://www.abacocba.org.br/pages/esp_quiropraxia.asp#cert

Marcos Reis - 8 - agosto - 2010

Olá Sandro.

Sim, existem cursos de especialização em quiropraxia reconhecidos pelo Crefito (órgão não governamental regulador da fisioterapia no Brasil).

Porém saliento que tais cursos não são reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação Cultura (órgão governamental regulador da educação no Brasil), e por isso seus diplomas não tem validade legal. Isso não é minha opinião e nem é uma polêmica, é de fato a situação atual da educação em Quiropraxia no Brasil. A atenção a esses pequenos detalhes é essencial no que diz respeito à legalidade e legitimidade dos diplomas. Em caso de dúvidas consulte o site do MEC (http://emec.mec.gov.br/) e confira as instituições e cursos com reconhecimento legal.

Atenciosamente,

Sandro - 5 - setembro - 2010

O MEC reconheceu o curso de especialização em quiropraxia para fisioterapeutas da Universidade de Ribeirão Preto.

Marcos Reis - 7 - setembro - 2010

Sandro, esta informação é incompatível com o que aparece no site do MEC (http://emec.mec.gov.br/). Conforme o site, a Unaerp não oferece curso de especialização em Quiropraxia para fisioterapeutas reconhecido pelo MEC.

Sandro Silva - 30 - setembro - 2012

Mas é o CREFITO que disciplina a atuação do fisioterapeuta e não o MEC, pode não valer como diploma para o mundo acadêmico, mas para o mundo profissional inclusive para os orgãos da fisioterapia é valido.

Marcos Reis - 30 - setembro - 2012

Sandro, é exatamente aí que reside o impasse. O CREFITO (autarquia) teria realmente a autonomia de aceitar um diploma que não é reconhecido pelo MEC (ministério)? Creio que não.

3. Regiane - 8 - agosto - 2008

Sou fisioterapeuta e gostaria de fazer pós graduação em quiropraxia e gostaria de saber se tem esta formação no Rio de Janeiro. Se não houver me informe o procedimento e onde fazer.
Agradeço desde já sua atenção e conto com sua ajuda.
Regiane

4. Marcos Reis - 9 - agosto - 2008

Olá Regiane! Pela falta de lei normativa da profissão (que tramita no congresso), este é um assunto ainda muito debatido. Respondi à sua pergunta via e-mail para não dar espaço a um debate aqui, sendo que esta página se destina unicamente a fatos e assuntos já definidos.

Em caso de mais dúvidas estou a disposição!

Obrigado pela visita!

5. LUCIANA ABREU - 1 - setembro - 2008

ESTOU ENTERESSADA EM FAZER UM CURSO DE QUIROPRATICA. FAVOR ENTRA EM CONTATO .

6. Marcos Reis - 2 - setembro - 2008

Olá Luciana! Tentei entrar em contato com você pelo e-mail que vc deixou cadastrado no seu comentário, porém a minha mensagem voltou, creio que vc tenha digitado seu endereço incorretamente. Para mais informações acesse o Quiroblog!

7. Danilo Bomfim - 10 - novembro - 2008

Saudações,

A muito tempo procuro um site que tenha debate sobre a quiropraxia. Sou fisioterapaeuta e moro em Salvador, e sei que por aqui não tem nenhum curso de quiropraxia. Estou querendo uma juda e uma opinião para encontrar um curso de formação e pós graduação.
Obrigado!

8. Marcos Reis - 10 - novembro - 2008

Olá Danilo!

Minha resposta para você é a mesma que dei para a Priscila no primeiro comentário deste post.

Apenas posso acrescentar que existe um projeto para a abertura de um curso de graduação em Quiropraxia na Faculdade Montserrat (http://www.montserrat.edu.br/) em Caxias do Sul, RS, porém nada foi oficialmente divulgado ainda.

Volto a destacar que para obter para mais informações na área de Quiropraxia você pode acessar http://www.quiroblog.wordpress.com.

Abraço!

9. WAGNER PEREIRA - 5 - janeiro - 2009

BOM DIA , SOU EDUCADOR FÍSICO E GOSTARIA DE SABER SE POSSO PROCURAR UMA PÓS GRADUAÇÃO DE QUIROPRAXIA PARA FAZER, E SE EXISTA ALGUMA NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO E CAMPINAS..
OBRIGADO, WAGNER

Marcos Reis - 18 - dezembro - 2012

Olá Wagner,

Vide comentário 2, sua pergunta está respondida lá.

Att,

10. Roberto Tedesco - 10 - fevereiro - 2009

gostaria de fazer graduação em quiropraxia ou tecnico de quiropraxia porfavor moro no Rio de Janeiro ,só encontrei em São Paulo e Rio Grande do Sul,

11. Marcos Reis - 11 - fevereiro - 2009

Wagner e Roberto, vide comentário 8. Acrescento que a Quiropraxia é uma profissão que exige curso superior conforme as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), portanto não existe formação técnica na área. Obrigado pela vista!

12. Rodolfo Veiga - 15 - fevereiro - 2009

sou estudante de fisioterapia e gostaria de saber se existe algum curso de especialização em quiropraxia.
procurando no google achei alguns cursos com duração de 18 a 24 meses como por exemplo esse: http://www.abacocba.org.br/pages/esp_quiropraxia.asp

gostaria de saber a sua opinião, se puder me envie um email. obrigado!

13. Marcos Reis - 15 - março - 2009

Olá Rodolfo.

Segue abaixo o link para as “Diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre a formação básica e a segurança em Quiropraxia”. Leia e julgue você mesmo se tal curso é compativel com as diretrizes da OMS. Posso lhe adiantar que o curso da ABACO é incompativel.

http://www.quiropraxia.org.br/portal/images/abq/artigos/diretrizes_da_oms_sobre_educacao_e_seguranca_em_quiropraxia.pdf

14. Marcos Reis - 20 - abril - 2009

Prezado Eduardo.

O objetivo deste blog é divulgar a Quiropraxia conforme o padrão da OMS (Organização Mundial da Saúde) para pessoas interessadas em tratamento ou educação quiropratica. O objetivo não é debater o assunto da regulamentação no Brasil. Para tal propósito existem diversas comunidades no orkut e fóruns na web.

Meu objetivo ao moderar seu comentário não é de forma alguma omitir informações. Até porque a opinião da maior parte dos fisioterapeutas já está bem anunciada e não seria excluindo um comentário que eu faria diferença no debate. A questão é manter o objetivo do blog e não iniciar mais uma série de argumentações além das inúmeras já existentes na internet.

Agradeço sua compreensão e sugiro que contribua com suas colocações em páginas que objetivem o debate.

Atenciosamente.

15. Eduardo - 20 - abril - 2009

Agradeço pela resposta,pois agora fica claro para mim que realmente se trata de um meio democrático como deve ser um Blog. Fiz o comentário porque ao ler essa página, ao um tempo atrás, fiquei com uma idéia errada sobre o campo de atuação da quiropraxia, porém depois de melhor me informar sobre o assunto percebi que havia uma certa omissão dessa página em relação a quem pode ou não trabalhar com a quiropraxia no Brasil, mesmo sabendo do propósito do blog em relação ao não debate, e respeito sua opção.
Mais uma vez obrigado por ter respondido. Só lamento o fato da menssagem não poder permanecer na página, acho que seria esclarecedora para algumas pessoas que antes escreveram suas dúvidas nesse Blog.
De qualquer forma eu agradeço.
Um forte abraço!

16. Marcos Reis - 20 - abril - 2009

Eduardo,

Realmente, no Brasil a Quiropraxia ainda é “território desconhecido” por assim dizer, visto não ser definida de forma clara e detalhada em lei nacional. Por isso as informações aqui divulgadas seguem as diretrizes internacionais da OMS, o que justifica a moderação de seus comentários anteriores (não condizentes com tais diretrizes).

O blog não passa uma ‘idéia errada’ do que é quiropraxia, e sim uma idéia conforme os padrões internacionais, ainda não amparados pela legislação Brasileira.

Espero ter sanado suas dúvidas. Estou a disposição para maiores esclarescimentos por e-mail.

Cordialmente.

17. Elaine Araújo Rodrigues dos Santos - 25 - maio - 2009

Olá meu nome é Elaine Araújo Rodrigues dos Santos, já estava matriculada na INCISARIO para fazer a pós em quiropraxia, vi o conceito dela no Mec (5) considerado muito bom. Porém não conseguiram formar uma turma de 25 alunos por isso não terá início, pelo menos nesse semestre. Será que é por causa da regulamentação da OMS que ainda não está dentro dos padrões aqui no Brasil? Pelo menos a INCISARIO só oferece essa pós para fisioterapeutas. EStou querendo muito fazer essa pós. Vcs saberiam me indicar algum lugar aqui no Rio de Janeiro. A INCISA tem em SP, porém fica muito dispendioso. Desde já grata, Elaine.

Marcos Reis - 25 - fevereiro - 2010

Olá Elaine,

A respeito de suas dúvidas, a situação continua a mesma descrita nos meus comentários anteriores. (Vide comentário 2)

Sds.

18. Monalliza Fernanda - 24 - fevereiro - 2010

Olá… eu estou interessada em fazer o curso de quiropraxia, pois terminei o médio básico no ano passado, e quero de me engressar nessa área. Gostaria de saber todas as informações, desde a localidade, valor da mensalidade… e outros.°
Obrigada!
Monalliza Fernanda.

Marcos Reis - 25 - fevereiro - 2010

Olá Monalliza,

As seguintes instituições oferecem o curso no Brasil devidamente regularizado e aprovado pelo MEC: Centro Universitário Feevale no RS (http://www.feevale.br) e Universidade Anhembi Morumbi em SP (http://www.anhembi.br). Nos sites vc encontrará maiores detalhes e poderá contatar as pessoas que melhor podem tirar suas dúvidas.

Boa sorte!

19. Alvimar Santana - 26 - fevereiro - 2010

Ola, sou fisioterapeuta mas antes de minha graduação já atuava como quiropraxista. Na quiropraxia minha formação não é acadêmica pois se deu pela instituição denominada IBRAQUI em São Paulo no ano de 2001, através do conhecido prof. Manoel Matheus de Souza(in memoria), figura muito conhecida no meio terapeutico da quiropraxia. Portanto já estou trabalhando com quiropraxia há 9 anos, com muita responsabilidade, esmero e acima de tudo amo minha profissão. Vc saberia me dizer como ficará a situação desses praticos como eu diante da regulamentação da quiropraxia no Brasil?

Marcos Reis - 26 - fevereiro - 2010

Olá Alvimar,

Recomendo a seguinte comunidade no orkut que discute o assunto: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1288870. Nos tópicos do fórum você encontrará as respostas que procura, além de poder compartilhar suas dúvidas com várias outras pessoas inteiradas no assunto.

Posso adiantar pra você um trecho do PL 4199, que prevê a regulamentação da Quiropraxia no Brasil:

Art. 2º O exercício da profissão de Quiropraxista é assegurado:
I –…;
II –…;
III – aos profissionais que, até a data de publicação desta lei, tenham, comprovadamente, exercido atividades próprias de Quiropraxista há mais de cinco anos, desde que devidamente aprovados no competente exame de proficiência.

Assim, acontecerá com a Quiropraxia o mesmo que aconteceu a todas as demais profissões da área da saúde que foram regulamentadas no país.

Obrigado pelo interesse, e vamos continuar batalhando juntos por uma Quiropraxia de qualidade a nível internacional!

20. daniela souza dos santos - 13 - março - 2010

Olá
sou estudante de fisioterapia e me formo neste ano de 2010. tenho muito interesse em fazer uma pós em quiropraxia. saberias me enformer onde poderei encontrar no RS?
obrigada.
daniela souza

Marcos Reis - 24 - março - 2010

Olá Daniela!

Vide comentário 2.

Obrigado.

21. Fatima Oliveira - 18 - novembro - 2010

Olá, Marcos, será que o Enfermeiro poderá também exercer essa profissâo? Você já ouviu falar algo a respeito disso?
Um abraço

Marcos Reis - 18 - novembro - 2010

Olá Fátima.

O quiropraxista possui formação em nível superior conforme as “Diretrizes da OMS sobre a formação básica e a Segurança em Quiropraxia” (http://is.gd/hnp3A). Portanto é necessária o bacharelado em Quiropraxia para se ter a formação de acordo com as normas da OMS e do MEC.

Para mais informações quanto à formação, sugiro que você visite os sites das universidades que atualmente oferecem o curso aprovado pelo MEC ( http://www.feevale.br e http://www.anhembi.br ) além do site da Associação Brasileira de Quiropraxia – ABQ (http://www.quiropraxia.org.br), que luta pela regulamentação da profissão no Brasil e representa a quiropraxia brasileira junto aos órgãos competentes internacionais.

Também sugiro o próprio site do MEC (http://emec.mec.gov.br/), onde você pode buscar por “Quiropraxia”.

22. Os números de 2010 « > >) Refletor (< < - 3 - janeiro - 2011

[…] Quiropraxia […]

23. Camilla - 18 - janeiro - 2011

olá, sou fisioterapeuta, moro em Guaruja/SP. Estou procurando uma pós-graduação em quiropraxia que seja boa e reconhecida pelo mec e crefito, vcs poderiam me indicar algum lugar?

Marcos Reis - 22 - março - 2011

Olá Camilla!

Vide comentário número 2.

Att.

24. Mario Mota - 15 - agosto - 2011

Caro amigo Marcos Reis , sou quiropraxista a 18 anos e digo que o amor que tenho a quiropraxia me deu tudo que precisava . gostaria que estivesse conosco ABAQ (associação baiana de quiropraxia ) e a tão esperada faculdade FANAQ (faculdade nacional de quiropraxia ) um investimento de ( HUM MILHÂO de REAIS ) no interior da Bahia , Vitoria da Conquista . Espero que aceite a proposta .

Marcos Reis - 22 - dezembro - 2011

Olá Mário Mota,

Não encontrei registros da tua atuação como Quiropraxista no Brasil, nem registros da existência da ABAQ e nem da FANAC.

Algum esclarecimento a fazer? Senão, aconselho aos leitores desconsiderarem o comentário acima, pois não conheço o “amigo” Mario Mota.

Att.

25. Ana Dias - 5 - novembro - 2011

Olá Marcos, sou acadêmica de Fisioterapia, mais tarde quero me especializar na Quiropraxia, mas tudo que encontro no assunto é polemico. O que vc me diz, é possível exercer a Quiropraxia e estar dentro da lei?

Ana Dias

Marcos Reis - 22 - dezembro - 2011

Olá Ana,

Sim, é possível exercer a Quiropraxia legalmente no Brasil. Mesmo que não haja uma lei nacional que regulamente especificamente a profissão de Quiropraxista, o exercício da profissão é legal.

1) Tramita em Brasília o PL nº. 1436/2011, que visa regulamentar a profissão no país (http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=503822);

2) Existem dois cursos no Brasil reconhecidos pelo MEC (http://emec.mec.gov.br) – Universidade Feevale (http://www.feevale.br) e Universidade Anhembi Morumbi (http://www.anhembi.br);

3) Tais cursos e o PL estão em conformidade com as diretirzes da OMS (http://is.gd/YcvSjf);

4) A entidade que batalha pela regulamentação da Quiropraxia no Brasil em conformidade com os padrões da OMS é a Associação Brasileira de Quiropraxia – ABQ (http://www.quiropraxia.org.br).

Por hora esta é a estrutura da Quiropraxia formal no Brasil. O que foge a esta estrutura não é recomendável como referência. Para mais informações você pode entrar em contato direto com a ABQ.

Para outras informações sobre Quiropraxia, acesse http://www.quiroblog.wordpress.com.

Mantenho-me a disposição para demais esclarecimentos. Atenciosamente,

Mario Mota - 18 - dezembro - 2012

Amigo Marcos Reis , sinto muito não conhecer o CNES ( cadastro nacional de estabelecimentos de saude ) é bom que conheça pois está ligado a sua área ( saúde ) estou nele a vários anos . Abraços e feliz natal

Marcos Reis - 18 - dezembro - 2012

Caro Mario Mota,

1) Fazendo uma nova pesquisa na internet, encontrei uma única citação da suposta “ABAQ” (Associação Baiana de Quiropraxia). E esta citação é o seu próprio comentário neste blog. Isto me faz suspeitar da inexistência desta associação. Quem são e onde estão os associados?

2) O mesmo também acontece com a suposta “FANAC” (Faculdade Nacional de Quiropraxia), não havendo qualquer citação na internet da existência desta instituição. Onde estão os resultados do investimento de um milhão de reais? (que me parece um investimento muito modesto para a construção de uma faculdade de quiropraxia independente)

3) Quanto ao CNES, é um órgão que não tem relação alguma com a regulamentação da profissão de Quiropraxia. A função deste órgão é apenas operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde e disponibilizar informações das atuais condições de infra-estrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde nas esferas Federal, Estadual e Municipal. (http://cnes.datasus.gov.br/). Os estabelecimentos de saúde não vinculados ao SUS seguem etapas de cadastramento em que atualmente são obrigados a se cadastrarem os Estabelecimentos privados que executem serviços de Patologia Clínica, Radiologia, Terapia Renal Substitutiva, Radioterapia, Quimioterapia, Hemoterapia, Ressonância Magnética, Medicina Nuclear, Radiologia Intervencionista e Tomografia Computadorizada. E numa segunda etapa de cadastramento, seguindo um cronograma estabelecido pelos GESTORES ESTADUAIS E MUNICIPAIS, os demais estabelecimentos ambulatoriais. Assim sendo, as diretrizes para cadastramento de demais estabelecimentos ambulatoriais não vinculados ao SUS no CNES NÃO SÃO APLICADAS EM ÂMBITO NACIONAL, e sim pelos governadores e prefeitos.

Por favor, busque fundamentar seus comentários citando referências concretas, ou eles não passarão de boatos duvidosos.

26. Mario Mota - 18 - dezembro - 2012

Gostario de dizer ao caro amigo que muito antes do senhor conhecer a quiropraxia eu ja estava trabalhando como quiropraxista , tambêm quero esclarecer aos fisioterapeutas que querem ser um quiropraxista que não é dificil pois o fisioterapeuta já passou por uma faculdade onde estudam por 5 anos conhecendo todo sistema da anatomia humana que é muito importante para o quiro . A quiropraxia ainda não é uma profissão no BRASIL então qualquer pessoa que tenha um curso de quiropraxia pode sim atuar na área e ainda mais , quando qualquer profissão é regulamentada no nosso pais as pessoas que comprovam que já trabalham na área a 5 anos pela lei se tornam tambêm profissionais na quela área como provisionados . Amigos leitores não deixem ninguém enganar voces com converça fiada . Feliz natal

Marcos Reis - 18 - dezembro - 2012

Certamente a Quiropraxia exite a bastante tempo e tenho certeza que muito antes de eu vir a conhecê-la outros tantos já a praticavam com destreza. Aos que a praticavam no Brasil antes dos cursos regulamentados, chamamos “pioneiros”, os quais estão engajados junto com a Associação Brasileira de Quiropraxia na busca pela regulamentação da profissão e na atualização dos seus conhecimentos e são contemplados no projeto de lei que tramita no governo federal, assim como aconteceu com todos os processo de regulamentação das profissões anteriores ao da Quiropraxia.

Sim, a profissão ainda não é regulamentada no Brasil e por enquanto qualquer pessoa pode se dizer quiropraxista e trabalhar como tal. Desde o médico até o cabeleireiro. O advogado, o motorista, o pintor, qualquer pessoa pode dizer que faz “Quiropraxia”. E justamente aí é que reside o problema. Muitas pessoas sem o devido preparo podem exercer algo que chamam de “quiropraxia” e oferecer risco à saúde de quem atendem. A regulamentação vem no sentido de garantir que todo o quiropraxista tenha formação adequada para atuar como tal, com segurança e qualidade no atendimento prestado à população.

Obs.: “ConverSa fiada” (com ‘s’) é quando alguém fala alguma coisa e não tem como comprovar. Nos comentários acima estão todas as referências que fundamentam meus argumentos. E as suas referências, onde estão sr. Mário Mota? Quem será que está passando a conversa nos leitores e falando sem conhecimento de causa? Deixo aos leitores a decisão sobre em quem acreditar. E ao senhor a oportunidade de inteirar-se a respeito do assunto e rever seus conceitos quanto ao tema.

27. Mario Mota - 19 - dezembro - 2012

Marcos Reis sou formado em fisioterapia com várias especialidades sou tambêm professor de educação física mas sou quiropraxista e atuo em nove municipios da BAHIA como quiropraxista , infelismente a ABQ não tem interesse nos meus conhecimentos mas tenho em vc um colega e não quis de forma alguma denegrir a sua imagem de quiropraxista . Tenho toda documentação de um curço com o saudoso DR: Floyde um missionário batista norte americano que esteve no BRASIL de 1982 até 1991 e nos prestigiou com um curso de quiropraxista atuo na área desde lá e tenho conseguido êxito na minha amada profissão . Quando falei de converça fiada quis relatar muitas vezes a descrença do tratamento quiropratico que consegui atravez de muito trabalho e certo uma concientização para que vários médicos ortopedistas e fisioterapeutas orientasse a quiropraxia. Em Vitoria da Conquista – BA quase ninguem conhecia o tratamento hoje a procura é muito grande , falta profissional . Tenho um atendimento de cerca de 50 por dia que somando um total de 14.400 atendimentos no ano de 2012 com um salário que gira em torno de R$ 20.000,00 e te digo que gostaria de te conhecer pessoalmente . Abraços do colega DR : Mario Mota

Marcos Reis - 19 - dezembro - 2012

Caro Mário Mota,
Fico feliz que tenha conhecido ao Quiropraxia no Brasil ainda nos primeiros anos e parabéns pela difusão e sucesso do seu trabalho inclusive com apoio dos médicos e fisioterapeutas aí na Bahia. Quem sabe em alguma oportunidade possamos vir a nos conhecermos. Um abraço, feliz natal e ano novo!

28. Mario Mota - 19 - dezembro - 2012

Madarei para o colega a relacão dos associados da nossa ABAQ . Talvez assim possamos juntos ter um entendimento e convidalo para vir conhecer o projeto . Abraços

Marcos Reis - 19 - dezembro - 2012

Sim, gostaria de ter conhecimento sobre esta associação. Precisamos dialogar a fim de entrarmos em acordo e unirmos forças para batalhar pela quiropraxia no Brasil. A propósito, conheces a quiropraxista pioneira Elza Castro? Ela tem mediando o diálogo entre ABQ e quiropraxistas pioneiros. Seria ótimo se tu pudesses entrar em contato com ela e trocar algumas ideias. Atenciosamente.

29. Mario Mota - 19 - dezembro - 2012

Claro amigo, estamos inceridos no mesmo processo, a regulamentação da nossa profissão e temos que nos unir para que isso aconteça . Gostaria que se possivel receber do colega o contato da querida Elza Castro ,com certeza estaremos juntos para o mais rápido possivel entrarmos no contexto de profissional de quiropraxia trazendo para o pais uma melhor qualidade de vida para o nosso povo , isso é quiropraxia . Me tenha como um grande amigo e colega que ama a QUIROPRAXIA pois foi com ela que fiz a minha vida financeira , social e até mesmo amorosa , isso mesmo , conheci a minha esposa num atendimento na cidade de Candido Sales – BA , engraçado mais uma realidade . Vivo hoje muito bem e devo tudo a quiropraxia , gostaria de certa forma devolver isso a quiropraxia e quero muito que a minha ABAQ seja uma extenção da ABQ . Com todo respeito , abraços ao colega .

Marcos Reis - 19 - dezembro - 2012

Ótimo saber disso!

Tenho o contato da Elza Castro pelo facebook: https://www.facebook.com/elzaquiro

Seguimos na luta pela nossa profissão!
Até mais!

30. Mario Mota - 19 - dezembro - 2012

Meu hotmail é ( mariomotaquiropraxia@hotmail.com ) estou a sua inteira disposição . Outra coisa, tenho formas para que o quiropraxista possa atender em hospitais , centro de saude e PSFs , gostaria de estar passando isso para os colegas e com um salário muito bom , é super interessante . Abraços

Marcos Reis - 19 - dezembro - 2012

Ok! Meu contato é quiro.reis@gmail.com.
Encaminharei teu contato para a Dra Elza.

Att,

31. Mario Mota - 28 - dezembro - 2012

Um feliz ano novo para o colega .

32. Amanda - 30 - novembro - 2013

Me interessei muito pela profissão achei minha cara aquilo que nem sabia que existia mas amei , mas queria sabe se vale a pena financeiramente , ? se só tem em São Paulo ? pois moro no rio , e de tudo que preciso saber pra cursa .

33. patricia - 8 - janeiro - 2014

Sou Patricia
terminei o colegial e queria fazer o curso de quiropraxia, é possivel ou devo ser especializada em alguma area ?
Aguardo resposta

Obrigada

34. Roberto l. - 6 - julho - 2014

Boa noite Marcos Reis
Estou pensando em começar a formaçao em Quiropraxia, mas gostaria de saber se o mercado de trabalho para essa profissão é bom..??Sou do RS.
Na verdade estou em duvida se inicio a formaçao em Fisioterapia ou Quiropraxia,sao duas que tenho interesse.

35. Rakel - 5 - novembro - 2014

como se nomeia quem exerce a quiropraxia e quanto ganha?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: