jump to navigation

Quiropraxia

Algumas informações importantes sobre tratamento quiroprático.


.Visite também:

.

www.quiroblog.wordpress.com
.

quiroblog.jpg


Duas perguntas básicas antes de poder confiar no atendimento de um profissional da quiropraxia:

1) É filiado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia)?
      (Confirme na lista de filiados do site da ABQ)

2) Se não, tem buscado cursos de conversão recomendados pela OMS (Organização mundial da Saúde)?
      (Cursos de conversão – link para comunidade no orkut).

O porquê dessas perguntas:

Como acadêmico do curso de Quiropraxia participei do 1º Congresso Brasileiro de Quiropraxia realizado em Curitiba nos dias 12 a 16 de setembro de 2006. Lá tive a oportunidade de ter uma visão melhor de como está a qualidade e confiabilidade do serviço prestado pela profissão em âmbito nacional e internacional. Abaixo seguem algumas informações importantes e alguns cuidados para os interessados em quiropraxia.

Profissional Quiropraxista: Internacionalmente, apenas profissionais com cursos de nível superior e credenciados são reconhecidos como quiropraxistas. No Brasil, diversas pessoas sem formação adequada se auto-intitulam “quiropraxistas”. A ABQ, assim como a Federação Mundial de Quiropraxia, advertem quanto ao mau uso do termo quiropraxia para qualquer forma de terapia manual ou manipulação. A ABQ apenas recomenda profissionais com credenciais acadêmicas reconhecidas pela Federação Mundial de Quiropraxia. Para saber mais dos cursos, bucar por Quiropraxia no site do Ministério da Educação.

Profissional quiroprático / quiroprata / prático: profissional formado em “cursos livres” com no máximo 700 horas aulas, ou que exercem a profissão há muitos anos, aprendendo pela prática. Atenção!! Tais profissionais não são quiropraxistas! A estes profissionais têm sido disponibilizados cursos de conversão (link para comunidade no orkut), recomendados pela OMS para adequação aos padrões de prática profissional da quiropraxia. Quando em adequação aos padrões estes profissionais poderão então ser filiados à ABQ, estando em conformidade com a lei de regulamentação da profissão que tramita no Congresso Nacional.

A quiropraxia: “Profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de alterações mecânicas do sistema musculo-esquelético e seus efeitos sobre a função do sistema nervoso e da saúde em geral. Há uma ênfase em terapias manuais, incluindo a manipulação ou ajustamento vertebral.” A quiropraxia não abrange de forma alguma outras técnicas como acumpuntura, shiatsu, yoga, etc…

Saiba tudo o que vc precisa sobre quiropraxia antes de ingressar no tratamento (como eficácia do tratamento, o que se faz durante o tratamento, pesquisas em quiropraxia…) clicando aqui: http://www.quiropraxia.org.br/faq.htm

Cursos de nível superior no Brasil:

Centro Universitário Feevale – RS [mínimo de 4680 horas aula];
Universidade Anhembi Morumbi – SP [mínimo de 5140 horas aula];

Outros links para mais informações:

Palmer Chiropractic College;
Western States Chiropractic College;
Federação Mundial de Quiropraxia;
Associação das Faculdades de Quiropraxia;
The Chiropractic Report (Revista mensal de Quiropraxia);
American Chiropractic Association ;
International Chiropractic Association ;
National Boards of Chiropractic Examiners;
Foundation for Chiropractic Education and Research ;
Dynamic Chiropractor;
Ministério da Educação (procure por quiropraxia);

Espero ter contribuído para uma busca mais segura de saúde e bem estar para você!

Obrigado!

Anúncios

Comentários»

1. Lilian Jancenoswki Oliveira - 18 - julho - 2007

A orientação na procura pelo profissional de quiropraxia é de fundamental importância. Como relatado anteriormente, existem praticantes sem formação acadêmica utilizando-se do título de quiropraxista quando na verdade o que realizam são simples terapias manuais ou manipulações. Cuidado, verifique antes se o seu quiropraxista é realmente filiado na ABQ, um processo simples, mas que pode ser de grande importância.

2. Edson José Consolim - 17 - maio - 2010

Gostaria que me informasse sobre curso de capacitação para atuar na área de quiropraxia.
Tenho Graduação e Pós-graduação ém Educação Física.
Atc.
Edson J. Consolim
41 91886013

3. Edson José Consolim - 17 - maio - 2010

Solicito informações sobre curso de Quiropraxia.
Nome: Edson José Consolim.
Graduado e pós-graduado em Educação Física.
Atc;

Marcos Reis - 17 - maio - 2010

Olá Edson!

Atualmente os únicos cursos certificados pelo MEC são ministrados no Rio Grande do Sul (Centro Universitário FEEVALE, Novo Hamburgo) e São Paulo (Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo). O curso de graduação em Quiropraxia é independente e completo, não havendo exigência de pré-requisitos de qualquer outra formação superior. Também não existem cursos de pós-graduação em quiropraxia no Brasil.

Para mais informações quanto à formação, sugiro que você visite os sites das instituições que atualmente oferecem o curso aprovado pelo MEC ( http://www.feevale.br e http://www.anhembi.br ) além do site da Associação Brasileira de Quiropraxia – ABQ (www.quiropraxia.org.br), que luta pela regulamentação da profissão no Brasil e representa a quiropraxia brasileira junto aos órgãos competentes internacionais.

Aproveitando o seu interesse, também indico o meu blog especializado em quiropraxia – http://www.quiroblog.wordpress.com – onde você pode encontrar informações interessantes e importantes sobre tratamento quiroprático.

Obrigado pela presença aqui no blog, espero ter contribuído para a solução de suas dúvidas!

4. marcos atsalakis - 29 - janeiro - 2011

Gostaria de uma indicação de um bom quiropraxista aqui no abc, mais especificamente em sto andré sp. muito obrigado

Marcos Reis - 22 - março - 2011

Olá Marcos,

Você pode acessar o site da Associação Brasileira de Quiropraxia (www.quiropraxia.org.br) e clicar na aba ‘Encontre um Quiropraxista’. Alí você encontrará uma listas de quiropraxistas associados à ABQ, divididos por estados e cidades.

Att

5. Mario Mota Rodrigues Alves - 11 - abril - 2011

tenho curso de quiropraxia e atuo na area a dezoito anos, pessoas foram curadas a voltaram a ter uma vida normal. Tenho 300 pacientes. Quero me associar na ANQ como faço ?

Marcos Reis - 12 - abril - 2011

Olá Mario,

No Brasil, a associação que está filiada à WFC (Federação Mundial de Quiropraxia) e que por sua vez tem o respaldo da OMS, é a ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

No seu caso, pelos anos de prática antes mesmo que surgissem os cursos regulares, existem alternativas para buscar cursos de reciclagem e atualização e vir a se tornar associado à ABQ. Para isso entre em contato direto com a associação (www.quiropraxia.org.br).

Att


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: